PERFIL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONIO VIEIRA
A Escola Padre Antonio Vieira foi fundada no ano de 2005 como entidade filantrópica de responsabilidade da Casa Espírita da Prece, situada a Rua Inácio Soares Pádua, 147, Bairro Vila Vargas, sob a direção da Senhora Eliete.
A instituição recebeu o nome em homenagem a António Vieira  (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608Bahia, 18 de Julho de 1697) foi um religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Com o crescimento da demanda de alunos, a escola passou a atuar em parceria com a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas a partir do ano 2.006, tendo mudado de endereço  para a Rua da Lapa, 341, Bairro São Lourenço, email: emei_padreantoiovieira@hotmail.com e blog HTTP://emeipadreantoniovieira.blogspot.com.  Regulamentada através do decreto nº 021/2006 de 03 de outubro de 2006, pelo então prefeito Padre Apparecido Rodrigues Staut. Neste ano de 2010 a escola atende 164 crianças com faixa etária entre 04 e 05 anos de idade (Educação Infantil – Pré-escola).
O corpo pedagógico é constituído de direção (Patrícia Meireles Costa Baião – graduada em Pedagogia e pós-graduando em psicopedagogia e Gestão Escolar), coordenação (Marilza de Jesus Santos – graduada em pedagogia), nove professores (Adeilda Souza do Nascimento, Claudineia Almeida dos Anjos, Eliane da Silva S. de Jesus, Luciana Ronacher P. de Almeida, Maria Margarida S. dos Santos, Patrícia Brás da S. Freitas, Selma Moreira de Queiroz, Sonidelane Alves L. Ruas, Fabiana Varjão) e quatro auxiliares de serviços gerais (Cleone Rodrigues dos Santos, Kátia Silene Barreto Santos, Sônia Ramos de Souza, Lenarte Almeida Brito).
A instituição dispõe de uma estrutura física composta de área murada contendo pátio coberto onde são disponibilizados brinquedos diversos, cantinho do artista – com obras de artistas consagrados e artes das crianças atendendo a um rodízio de exposições atendendo todas as turmas para devida apreciação, pátio aberto com parque infantil contendo: um escorregador, três balanços uma gangorra e um polvo(gangorra), secretaria, cinco salas de aula, cozinha, depósito para materiais diversos  e dois banheiros.
O Perfil dos estudantes desta instituição é compreendido com um número elevado de crianças oriundas de uma sociedade de baixa e media renda, e vítimas de um sistema social que na maioria das vezes age de forma excludente, no qual as oportunidades são desiguais e tem condenado uma grande parte das novas gerações pertencendo a diversas classes sociais onde muitos, de uma forma ou de outra, são vítimas do descaso a cerca da importante fase da vida da criança ao qual se refere à primeira infância fase essa, que dependendo da forma como é trabalhada, poderá influenciar positiva ou negativamente na formação da mesma. As crianças são beneficiadas pelo leite Fome Zero e auxílio Bolsa família o que os compromete ainda mais com a freqüência escolar.
A escola fica situada em um Bairro com vários tipos de comércio de grande, pequeno e médio porte sendo pavimentada (rede de esgoto e asfalto), contendo residências construídas de alvenaria de classe social mediana.